sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Philip Roth e David Lodge

Muito rapidamente falo-vos de dois livros que acabei de ler: O complexo de Portnoy do Philip Roth e Pensamentos secretos do David Lodge. Gostei muito dos dois; são totalmente diferentes mas ambos interessantes.

O primeiro é um bom exemplo de como uma primeira página pode levar a comprar um livro (admitindo que não conheciamos o autor!). A descrição perfeita de como "a mãe" pode influenciar dramaticamente toda a vida de um homem. Claro que neste caso além da mãe, é também o pai e toda a influência da educação judaica que lhe provocam uma culpabilidade que não consegue descartar... leiam, vale a pena. Um outro livro dele que tinha lido há pouco tempo sobre o envelhecimento do pai e também toda a culpabilidade que tem sobre os ombros, chama-se Património.

O segundo relata-nos, mais uma vez, como ele gosta tanto de fazer, acontecimentos internos nas Universidades de Inglaterra ... Sempre com grande sentido de humor e cinismo ficamos a conhecer os amores e os desamores que podem acontecer num meio extremamente elitista e fechado ... sempre acompanhado de "reflexões filosóficas" desta vez muito ligadas à inteligência artificial, à consciência, e à literatura.

Gostei.


A.

2 comentários: